Long and Short
A estratégia de Long and Short é uma operação que consiste basicamente na compra (Long) de um ativo e venda (Short) de outro ativo, de forma simultânea.
A venda desse ativo que você não possui é chamada de venda a descoberto ou short selling. Para realizar esta operação é necessário que você alugue este ativo e isso é dado através do BTC (Banco de Títulos CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). De maneira simples, é cobrado uma taxa de aluguel das ações pelo período que mantiver esta posição de venda.
Algumas corretoras realizam esta tomada de aluguel de forma automática não sendo necessário uma comunicação direta com o assessor ou corretora. É importante conferir com a corretora sobre os valores das taxas bem como a disponibilidade dos ativos, pois isso pode variar de uma corretora para outra. O intuito desta operação é lucrar com a diferença na variação dos preços entres esses ativos, dado uma relação entre eles. Podemos dizer que é uma operação de arbitragem.
As posições de Long & Short tendem a reduzir a exposição do investidor a um possível risco sistêmico onde num crash do mercado a posição vendida diminuiria o risco de uma grande perda de capital, mas claro desde que seja feito de maneira correta.
Tipos de Long and Short
Existem alguns tipos de Long & short que podem ser feitas, as mais comuns no mercado brasileiro são:
Intra-Setorial
Esse tipo de operação é realizado com ativos de empresas de mesmo segmento de mercado e tendem a ter uma alta correlação entre si, onde a operação de long and short se justificaria caso houvesse uma distorção sem causa aparente entres o preço desse dois ativos.
Ex.: Banco Itaú x Banco Bradesco
Ações ON x PN
Essa estratégia consiste na compra(long) e venda(short) de ativos da mesma empresa, porém com ações preferências versus ações ordinárias.
É a operação mais comum e mais simples de Long & Short. Entretanto por se tratar da mesma empresa e possuir uma alta correlação o comportamento das duas tendem a ser muito semelhante, logo a rentabilidade desta operação costuma ser muito baixa.
Ex.: Petrobrás ON x Petrobrás PN
Controlada x Controladora
Algumas empresas de capital aberto são controladas por outras empresas que também possuem capital aberto listado na bolsa de valores. Isso faz que com os resultados e movimentos dos ativos sejam muito parecidos.
Ex.: Banco Itaú x Itaú S.A.
Intersetoriais
Esse Tipo de operação consistem em abrir posições (compra ou venda) em setores diferentes.
Ex.: Lojas Renner x Gerdau
Como ganhar dinheiro com Long and Short?
Compra-se uma quantidade X de ações de um determinado papel, e vende-se uma quantidade Y de um outro papel, simultaneamente. Com isso, se o preço da ação que foi comprada subir, você ganhará a diferença. E se o preço da ação vendida cair, também estará no lucro.
Conforme exemplo:
E como saberei qual papel comprar e qual vender? Para isso existe a Plataforma QuantGO. Através de métodos estatísticos, conseguimos determinar quais são os pares de compra e venda, e além disso as quantidade que será necessário comprar e vender.
Links:
Aprenda operar na prática: Primeiros passos para operar Long and Short
Acesse a nova plataforma: Novo QuantGO
Tags: ações, acoes, bolsa de valores, cointegracao, correlacao, long, long and short, opções, opcoes, short, volatilidade